Acidentes cirúrgicos potencialmente fatais na Implantodontia: como evitá-los?
- Prof. Dr. Sérgio Jayme
- 20 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Acidentes cirúrgicos potencialmente fatais na Implantodontia:
Como evitá-los?
O plano de tratamento é a palavra chave do sucesso da reabilitação oral envolvendo implantes ou qualquer outro procedimento cirúrgico, devendo iniciar ao considerar emergências. Além das radiografias e tomografias computadorizadas, não se deve esquecer os exames de sangue complementares, verificando a saúde geral do paciente e minimizando riscos cirúrgicos. É importante também para documentação devido a qualquer problema que possa ocorrer durante o ato cirúrgico e/ou pós operatório. As principais complicações potencialmente fatais na implantodontia são:
Embolismo aéreo1, 2
A embolia pode ser produzida por injeção inadvertida de uma mistura de ar e água, que passa através da broca do implante diretamente no osso indo através da corrente sanguínea até o coração. É uma complicação comum em grandes cirurgias de cabeça e pescoço e neurocirurgia, mas em implantodontia é extremamente raro. As cirurgias de implantes devem ser irrigadas com soro fisiológico usados em motores próprios e deve-se evitar o uso de equipamentos que usam mistura de ar e água utilizados na odontologia geral.
Hemorragia3
Deve-se tomar muito cuidado com as hemorragias, razão fundamental para solicitar um coagulograma. As incisões e perfurações devem ser precisas, evitando problemas que possam se agravar.

























Comentários